O mau cheiro exalado pelas tubulações em banheiros, cozinha e área de serviço é sinal que algo está errado. Desde instalações inadequadas até sinais de entupimento, são diversas as possíveis causas desse mau cheiro. Para saber solucionar esse problema, saber identificar a causa correta é fundamental.
É importante, antes de tudo, frisar a importância de fazer instalações sempre regulares no esgoto de sua casa ou apartamento, descartando adequadamente resíduos como cabelos que têm um enorme potencial para entupir os ralos, além de objetos como cigarros, plásticos e preservativos, que são, naturalmente, fatores de obstrução das tubulações.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas recomenda a instalação de alguns dispositivos de segurança, a fim de permitir uma maior proteção ao ambiente e à saúde humana.
Entre os componentes, estão:
- O sifão (que deve ser instalado nos ralos das pias, tanques e qualquer saída de escoamento de esgoto);
- A caixa de gordura (peça cuja função é coletar, em todas as saídas de esgoto, como o ralo do chuveiro e lavatório do banheiro, direcionando toda a gordura acumulada para uma única saída, principalmente na pia da cozinha, local onde o descarte de gordura é mais intenso e frequente);
- A tubulação de ventilação (cujo papel é conduzir todos os gases gerados pelo esgoto para longe da residência ou apartamento, ficando esse dispositivo bem acima do telhado);
- E por fim, mas não menos importante, a caixa sifonada (a peça responsável pela coleta de todas as saídas de esgoto)
O esgoto é formado pelos resíduos gerados nas residências e comércios, dejetos esses, oriundos dos vasos sanitários, pias, ralos e tanques. A instalação do esgoto deve ser apropriada para evitar que o mau cheiro gerado por esses resíduos retorne para sua casa ou seu apartamento.
Depois que passam pela caixa de esgoto, os resíduos são despejados na rede pública de coleta, onde é efetuada uma separação para tratamento diferenciado de acordo com o tipo de esgoto. Caso em seu imóvel não tenha o serviço de coleta, construa uma fossa séptica que terá a mesma função, porém conte com a ajuda de um profissional para que seja adaptado dentro dos padrões de preservação da sua saúde e meio ambiente.
Algumas dicas para evitar o mau cheiro do esgoto na sua casa ou apartamento que você pode seguir a partir de agora são: mantenha o hábito de retirar a tampa do sifão de pias e tanque para fazer limpezas periódicas. Além de evitar o mau cheiro, pode evitar que haja entupimentos.
Escolha o ralo certo para evitar o mau cheiro. O ralo sifonado tem uma bolsinha onde coleta um pouco de água evitando que os gases com cheiro ruim retornem ao imóvel. Já o ralo seco, não tem essa bolsinha, deixando o caminho livre para os gases retornarem para o imóvel. Sendo assim, prefira instalar o ralo seco em chuveiros e cozinhas.
Outra dica é sobre o anel de vedação, que junto ao ralo sifonado são peças indispensáveis na instalação do esgoto do seu banheiro. Esses componentes impedem a saída do cheiro forte de esgoto. Se precisar, você sempre pode contar com a Veloz Desentupidora e Dedetizadora em Brasília – DF.
Aproveite para saber mais sobre os riscos de entupimentos em prédios.