A mais comum causa do entupimento da pia da cozinha é o acúmulo de óleo no encanamento, que obstrui o fluxo hidráulico. Pessoas que possuem o hábito de despejar o óleo usado na cozinha diretamente na pia, por vezes, podem pensar que por se tratar de um material líquido, ele será normalmente escoado e cairá na rede de esgoto. Mas isso não é verdade.
O óleo despejado na pia é acumulado na caixa de gordura, causando um acúmulo gradual que pode culminar no entupimento da pia. Além disso, o óleo presente nos restos de comida que são jogados na pia também causa esse entupimento. Por isso, é extremamente importante ficar atento e não permitir que os alimentos sejam despejados na pia.
Para evitar que a pia acabe entupida, algumas das medidas mais importantes (e simples) a serem tomadas são: a manutenção de uma proteção para a pia, que impede que os restos de alimentos desçam incorretamente para a tubulação; o descarte do óleo usado nas frituras pode ser feitos em garrafas pets ou outros recipientes similares, e doados para projetos de coleta de óleo que trocam o insumo por sabão caseiro; e por último mas não menos essencial, crie o hábito de retirar todo o resto de comida dos pratos antes de colocá-los na pia.
Porém, em caso de entupimento, entre as medidas que podem ser tomadas para o desentupimento, destacam-se: a mistura do bicarbonato e água fervente. Lembre-se que essas medidas são para entupimentos simples!
Para evitar entupir o vaso sanitário, não utilize a privada como descarte de absorventes, cabelos, cotonetes, “bitucas” de cigarros, fraldas descartáveis, eles são os principais causadores do entupimento. Realize manutenções periódicas nos encanamentos, principalmente se morar em apartamento por ter o processo de encanamento ligado a outros apartamentos e evitar surpresas desagradáveis.
O bicarbonato também pode ser usado para desentupir o vaso sanitário. Caso não resolva, apele para a soda cáustica, porém tome cuidado no manuseio, pois é um produto tóxico e altamente nocivo.
Máquina de lavar
Cuidado também com as máquinas de lavar, mais precisamente com os ralos dos tanques. A causa do entupimento do tanque é o acúmulo de fiapos das roupas que são descartados no tanque e quando não há proteção no ralo, são dispensados indevidamente na tubulação.
A fim de evitar transtornos com entupimento nos ralos dos tanques, mantenha sempre a proteção no ralo para coletar objetos causadores de entupimento, como fiapos das roupas, cordas ou materiais esquecidos dentro da máquina. Em caso de entupimento, utilize a técnica da água fervente misturada com bicarbonato de sódio para limpar o encanamento. Agora se você percebeu que a situação de entupimento é mais complexa e causou um transtorno de proporção maior do que a que você pode lidar, não hesite, e peça ajuda para uma desentupidora.
Além dos fatores que estão na alçada do nosso cotidiano, outros fatores também podem culminar no entupimento das redes de tubulações, a citarem-se: canos tortos, muitas ligações na mesma rede, ou utilização de materiais de tubulações e canalizações de qualidade baixa. Outro fator importante é quanto às inclinações dos canos, que devem na medida do possível, serem mínimas, auxiliando na passagem da água e evitando entupimentos.
Quer saber por que o esgoto tem mau cheiro? Clique aqui para entender.