Os entupimentos quando não resolvidos causam, além do desconforto pelo odor e a obstrução dos canos, despesas extras, e às vezes bem altas e por isso é importante saber como evitar entupimentos em casa.
Só quem já passou por uma situação de canos entupidos em casa, sabe como pode ser incômodo. Principalmente, quando o problema é em banheiros e cozinhas.
Nessa hora, quem vivencia a situação pensa: porque eu não tomei mais cuidado?
Sim, evitar o entupimento é realmente o que vai deixar você livre da dor de cabeça que um vaso sanitário, pia, ou pior ainda, parte do trajeto do encanamento entupido pode trazer.
E, não menos importante a possibilidade de ter que gastar muito dinheiro para reconstruir encanamento danificado.
Quais as principais causas dos entupimentos?
Na cozinha, a falta de cuidado na eliminação dos resíduos, principalmente as sobras de comida que ficam nos pratos e panelas e o péssimo hábito de descartar óleo são os principais causadores do entupimento.
Papel higiênico, absorvente e fraldas são os responsáveis mais comuns pelos entupimentos de banheiro.
Outra causa comum, é o acúmulo de detritos nas caixas de gordura e caixa de inspeção, que aprisionam a fuga correta dos efluentes.
Agora, se você enfrenta entupimentos frequentes na sua casa, até mesmo em locais que não recebem uma carga intensa de eliminação de resíduos, é muito importante fazer uma avaliação geral do sistema de esgoto, pois é possível que existam falhas e estas tendem a se tornarem piores com o passar do tempo.
E, sem dúvida considerar a avaliação de uma empresa especializada para resolver de vez esse problema, é o que você pode fazer de melhor.
O que você pode fazer para evitar os entupimentos
Primeiro, a mudança de hábito, a conscientização de que o descarte daquilo que não precisamos mais deve ser de forma correta e organizada, e ações como:
- Retirar todas as sobras de alimentos dos utensílios da cozinha
- Usar a peneira nas pias e no tanque de lavar roupas
- Jamais eliminar objetos no vaso sanitário
- Pensar em encanamentos com o mínimo de curvas possível
- Manter os ralos tampados para evitar a entrada de insetos
- Fazer a limpeza apurada regularmente nos sanitários e caixas de gordura
Essas são ações simples, mas que evitam os entupimentos quando se tornam hábitos
Além disso, a manutenção preventiva que visa a limpeza das caixas de gordura e caixa de inspeção é outra maneira eficiente de prevenir os entupimentos.
Recomenda-se que, pelo menos a cada seis meses, essa manutenção seja feita, e para que o serviço seja eficiente, o melhor é poder contar com os serviços de uma empresa especializada em desentupimento.
Quando o problema do entupimento foge do seu controle, qual a melhor alternativa?
Com certeza, você já deve ter ouvido falar muito sobre técnicas caseiras para desobstruir canos e ralos que não estão eliminando o esgoto.
As mais comuns passam pela utilização de água quente misturada com sabão em pó, ou vinagre com bicarbonato, e também os produtos abrasivos.
Porém, esses métodos podem danificar o encanamento, e piorar ainda mais a situação como rachaduras e buracos nos canos, por exemplo.
O conveniente e adequado, é solicitar o desentupimento seguro, realizado por uma empresa que entende do assunto. Entender também as causas e efeitos do entupimento também é uma excelente ideia.
Até porque este procedimento será bem mais econômico se considerar ter que retirar o sanitário do lugar, ou abrir paredes para substituir canos e conexões.
Lembre-se: evitar que os canos fiquem entupidos começa pelo modo como se elimina o esgoto, e que nem sempre o melhor é jogar produtos para fazer voltar a funcionar a vazão de detritos.
Preserve seu imóvel, evite constrangimentos, e proteja seu bolso, confie na manutenção preventiva de uma desentupidora, bem como os serviços diante de uma emergência por entupimentos.
Faça agora o orçamento para a manutenção preventiva do sistema de esgoto, ou para desentupimento e se sinta seguro de que o seu esgoto vai seguir o percurso correto!